quarta-feira, 30 de julho de 2008

San Martín, Bolívar e o bolivarismo



















José de San Martín à esquerda e Símon Bolivar acima e à direita. Líderes da independência da América espanhola.

(Leia primeiro o post abaixo)

José de San Martín e Simon Bolívar foram importantes líderes na independência dos vice-reinos do Prata, Nova Granada, do Peru e das capitanias gerais do Chile e da Venezuela.

Partindo da Argentina, que havia declarado sua independência em 1816, o general San Martín libertou o Chile e comandou seus homens, cerca de 5 mil soldados, para o vice-reino do Peru, o mais fiel à coroa espanhola e o mais difícil de ser derrotado.

Simon Bolívar, com apoio da Inglaterra e dos Estados Unidos, junto com seus solados, libertou a Venezuela, a Colômbia, o Equador e encontrou o exército de San Martín no vice-reino do Peru. A ação de ambos os exércitos acabou derrotando as forças leais à Espanha no vice-reino do Peru, que também declarou sua independência em 1824.

Embora a história chame Bolívar e San Martín de “Líderes da Independência”, é importante lembrar que estes homens tinham projetos políticos diferentes. San Martín defendia um governo monárquico, enquanto Simon Bolívar defendia um governo republicano.

O BOLIVARISMO

Em 1826, no Congresso do Panamá, Simon Bolívar propõe um projeto ambicioso: a união dos territórios da América espanhola num só país republicano e independente. O sonho de uma América Latina unida, republicana e solidária ficou conhecido como bolivarismo, o primeiro exemplo de pan-americanismo do continente. Apesar de os países formados a partir das colônias espanholas da América terem adotado o sistema republicano de governo, o bolivarismo, contudo, fracassou. Veja, abaixo, porquê.

  • Os líderes criollos tinham interesses divergentes e muitas vezes opostos. Os criollos da Venezuela, por exemplo, defendiam um modelo de economia mais aberta, sem protecionismo, o que desagradava os criollos do Equador que queriam uma economia mais fechada, com protecionismo. Enfim, interesses econômicos divergentes foram um dos motivos para o fracasso do bolivarismo. No entanto, houve outros.

  • Tanto a Inglaterra quanto os Estados Unidos, países que apoiaram a independência das colônias, não apoiavam o projeto do bolivarismo, pois temiam que uma América Latina unida poderia se transformar num obstáculo para a dominação econômica que esses países pretendiam impor aos países recém- independentes.

O CASO URUGUAI

Em 1821, no extremo sul do Brasil, foi anexado ao território brasileiro uma região disputada pelo Brasil e pela Argentina. Essa região ficou conhecida como Província Cisplatina. Em 1825, Brasil e Argentina passaram a disputar a região, dando início à chamada Guerra da Cisplatina. Após três anos de conflitos e com a interferência da Inglaterra, os beligerantes assinam um acordo de paz e o território em disputa torna-se um novo país: a República Oriental do Uruguai.

Por que a América espanhola, após a independência, fragmentou-se em diversos países?

As razões que explicam o fracasso do bolivarismo, também explicam o fato de os territórios dos vice-reinos, depois de conquistada a independência, terem se fragmentado em países menores. Uma outra causa, para somar-se às demais, deve ser lembrada:

cada vice-reino e cada capitania geral era uma colônia à parte (lembre-se que na América espanhola havia 4 vices-reinos e 4 capitanias gerais), desse modo, não havia entre os vice-reinos da Espanha na América qualquer ligação. Era como se fossem colônia separadas. Elas não se sentiam pertencentes a um mesmo grupo. Também por isso, o sonho do bolivarismo fracassou.

PERGUNTAS

01) Qual a principal diferença no projeto político de independência do general San Martín e do general Simon Bolívar?

02) Defina o bolivarismo e, em seguida, apresente três razões para o seu fracasso.

03) Como se deu a independência do Uruguai?

38 comentários:

Anônimo disse...

01) Qual a principal diferença no projeto político de independência do general San Martín e do general Simon Bolívar? San Martín queria que os países da América Hispânica fossem monarquias. Bolívar queria que fossem uma república.

02) Defina o bolivarismo e, em seguida, apresente três razões para o seu fracasso. O bolivarismo era uma doutrina de Simon Bolívar que pregava a união dos países da América Espanhola, a fim de formar uma imensa república solidária. Essa idéia fracassou porque os líderes criollos tinham interesses diferentes e até mesmo contrários. A Inglaterra e Os Estados Unidos temiam que uma América Latina unida pudesse atrapalhar seu plano de dominação econômica que queriam impor sobre os países recém-independentes. Os países da América Latina nunca foram unidos e não gostaram dessa idéia de união. Além disso, com vários pequenos países, existiam diversos líderes criollos, um para cada nação. Se a América Latina formasse um único país, isso significaria que esses governantes criollos iriam perder seus cargos políticos para dar espaço a um único governante.


03) Como se deu a independência do Uruguai? A partir de 1825, o Brasil e a Argentina brigavam por um novo território anexado ao sul do Brasil, que chamava-se Província Cisplatina, numa guerra chamada de Guerra da Cisplatina. Depois de três anos de conflitos e com a interferência britânica, os dois países assinam um tratado de paz e o território antes em disputa transforma-se numa nova nação, A República Oriental do Uruguai.

Anônimo disse...

e aee zéé pauloo! OÊÊÊÊÊÊÊ!

Anônimo disse...

ficou muito bom e interessante professor!

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Gostei muito professor!
interessante!!

Camila 83

Anônimo disse...

FALA ZEZÉ

Anônimo disse...

´para zeze...

Anônimo disse...

PrUfêxXxoOo!!!! TxI âMu mUinTu vIiIiIuuuu???? S2

Anônimo disse...

o blog esta uma belezinha

abraços seu melhor aluno

Anônimo disse...

aula maneira na computação eim flw

Anônimo disse...

aula maneira na computação eim!!!!!!!!!!

Fábio 81

Anônimo disse...

gostei da aula prof. :D

Anônimo disse...

tu é mto doido professor!!!!!!

fabio 81

Anônimo disse...

heheheheh

Anônimo disse...

(:

Anônimo disse...

gostei mto da aula na informatico
vlwwwwwww

flwwwwwwwwwwwwwwwwwwww


Gabriel Almeida 82

Anônimo disse...

Aeaeaeae dá-lhe profº Zé Paulo...
Mas agora sério, o blog ficou bem interessante... Vai facilitar muito a nossa vida /o/

Só nas partes das perguntas que parece ter erro de script...

Mas tá bem legal :D

Anônimo disse...

Psor a aula foi d+ valeu entendi tudo... =D
Fernanda G. 82

Anônimo disse...

Psor a aula foi d+ valeu entendi tudo... =D
Fernanda G. 82

Anônimo disse...

aeuioaeaeuueouae , zé paulo ficou loka o blog :D

Anônimo disse...

Psor a aula foi d+ valeu entendi tudo... =D
Fernanda G. 82

Anônimo disse...

adorei o blog flwwww]

Bruno Mesquita 82

Anônimo disse...

os posts saum taum bons quanto suas aulas

xD


Nome:Gabriel P. Said

Anônimo disse...

muito massa!!!
gostei muito e gostaria q tivesse mais aulas na informatica!!

Anônimo disse...

aii adoro sua aula bjs!!!
luú

Anônimo disse...

ze gostei da sua aula aqui na infomatica
precisa fazer + isso!!!!

=**

any 82

Anônimo disse...

adorei o blog mais eu achei meio confuzo...

Ricardo 82

Anônimo disse...

oie zé

foi otimo a ideia do blog


tchau Thais

Anônimo disse...

HELLO JÚNIOR YOU ARE MY FAVORITE TEACHER , BECAUSE YOU ARE TALKATIVE TEACHER .
GOOD BYE
PHILIP-82

Anônimo disse...

Psor..A aula na informática foi boa eu gostei e um bom texto para estudar.
Aluna:Fernanda da costa
Turma:82

Anônimo disse...

eaeaeaeaea
zé paulo de boa
massa essa aula na imformatica
vlws
=D
Guilherme Carmona Scalia
82

Anônimo disse...

Gatinhos esses caras aí de cima viu ??
xP ³³³

Anônimo disse...

Professor, sou de recife e gostei muito da idéia de criar um blog para dar aulas pela internet. Se possível, gostaria de lhe pedir que posta-se algo a respeito do BONAPARTISMO. Obrigado pelo seu tempo e ate mais.

Anônimo disse...

o ficou legal vlw aewww

Anônimo disse...

Muito obrigada professor1 Vc me ajudou muito

Anônimo disse...

gostei muito do seu blog professor, mas queria pedir pra que postasse algo sobre o 'fracasso do projeto de bolívar em relação a Ind. da América Espanhola. Obrigada !!

Unknown disse...

gostei mto de suas explicaço~es fikaran showw parabéns e obrigadda serviuu d grand ajuda
valeww

Anônimo disse...

Ótima leitura e explanação !