José de San Martín à esquerda e Símon Bolivar acima e à direita. Líderes da independência da América espanhola.
(Leia primeiro o post abaixo)
José de San Martín e Simon Bolívar foram importantes líderes na independência dos vice-reinos do Prata, Nova Granada, do Peru e das capitanias gerais do Chile e da Venezuela.
Partindo da Argentina, que havia declarado sua independência em 1816, o general San Martín libertou o Chile e comandou seus homens, cerca de 5 mil soldados, para o vice-reino do Peru, o mais fiel à coroa espanhola e o mais difícil de ser derrotado.
Simon Bolívar, com apoio da Inglaterra e dos Estados Unidos, junto com seus solados, libertou a Venezuela, a Colômbia, o Equador e encontrou o exército de San Martín no vice-reino do Peru. A ação de ambos os exércitos acabou derrotando as forças leais à Espanha no vice-reino do Peru, que também declarou sua independência em 1824.
Embora a história chame Bolívar e San Martín de “Líderes da Independência”, é importante lembrar que estes homens tinham projetos políticos diferentes. San Martín defendia um governo monárquico, enquanto Simon Bolívar defendia um governo republicano.
O BOLIVARISMO
Em 1826, no Congresso do Panamá, Simon Bolívar propõe um projeto ambicioso: a união dos territórios da América espanhola num só país republicano e independente. O sonho de uma América Latina unida, republicana e solidária ficou conhecido como bolivarismo, o primeiro exemplo de pan-americanismo do continente. Apesar de os países formados a partir das colônias espanholas da América terem adotado o sistema republicano de governo, o bolivarismo, contudo, fracassou. Veja, abaixo, porquê.
- Os líderes criollos tinham interesses divergentes e muitas vezes opostos. Os criollos da Venezuela, por exemplo, defendiam um modelo de economia mais aberta, sem protecionismo, o que desagradava os criollos do Equador que queriam uma economia mais fechada, com protecionismo. Enfim, interesses econômicos divergentes foram um dos motivos para o fracasso do bolivarismo. No entanto, houve outros.
- Tanto a Inglaterra quanto os Estados Unidos, países que apoiaram a independência das colônias, não apoiavam o projeto do bolivarismo, pois temiam que uma América Latina unida poderia se transformar num obstáculo para a dominação econômica que esses países pretendiam impor aos países recém- independentes.
O CASO URUGUAI
Em 1821, no extremo sul do Brasil, foi anexado ao território brasileiro uma região disputada pelo Brasil e pela Argentina. Essa região ficou conhecida como Província Cisplatina. Em 1825, Brasil e Argentina passaram a disputar a região, dando início à chamada Guerra da Cisplatina. Após três anos de conflitos e com a interferência da Inglaterra, os beligerantes assinam um acordo de paz e o território em disputa torna-se um novo país: a República Oriental do Uruguai.
Por que a América espanhola, após a independência, fragmentou-se em diversos países?
As razões que explicam o fracasso do bolivarismo, também explicam o fato de os territórios dos vice-reinos, depois de conquistada a independência, terem se fragmentado em países menores. Uma outra causa, para somar-se às demais, deve ser lembrada:
cada vice-reino e cada capitania geral era uma colônia à parte (lembre-se que na América espanhola havia 4 vices-reinos e 4 capitanias gerais), desse modo, não havia entre os vice-reinos da Espanha na América qualquer ligação. Era como se fossem colônia separadas. Elas não se sentiam pertencentes a um mesmo grupo. Também por isso, o sonho do bolivarismo fracassou.
PERGUNTAS
01) Qual a principal diferença no projeto político de independência do general San Martín e do general Simon Bolívar?
02) Defina o bolivarismo e, em seguida, apresente três razões para o seu fracasso.
03) Como se deu a independência do Uruguai?
38 comentários:
01) Qual a principal diferença no projeto político de independência do general San Martín e do general Simon Bolívar? San Martín queria que os países da América Hispânica fossem monarquias. Bolívar queria que fossem uma república.
02) Defina o bolivarismo e, em seguida, apresente três razões para o seu fracasso. O bolivarismo era uma doutrina de Simon Bolívar que pregava a união dos países da América Espanhola, a fim de formar uma imensa república solidária. Essa idéia fracassou porque os líderes criollos tinham interesses diferentes e até mesmo contrários. A Inglaterra e Os Estados Unidos temiam que uma América Latina unida pudesse atrapalhar seu plano de dominação econômica que queriam impor sobre os países recém-independentes. Os países da América Latina nunca foram unidos e não gostaram dessa idéia de união. Além disso, com vários pequenos países, existiam diversos líderes criollos, um para cada nação. Se a América Latina formasse um único país, isso significaria que esses governantes criollos iriam perder seus cargos políticos para dar espaço a um único governante.
03) Como se deu a independência do Uruguai? A partir de 1825, o Brasil e a Argentina brigavam por um novo território anexado ao sul do Brasil, que chamava-se Província Cisplatina, numa guerra chamada de Guerra da Cisplatina. Depois de três anos de conflitos e com a interferência britânica, os dois países assinam um tratado de paz e o território antes em disputa transforma-se numa nova nação, A República Oriental do Uruguai.
e aee zéé pauloo! OÊÊÊÊÊÊÊ!
ficou muito bom e interessante professor!
Gostei muito professor!
interessante!!
Camila 83
FALA ZEZÉ
´para zeze...
PrUfêxXxoOo!!!! TxI âMu mUinTu vIiIiIuuuu???? S2
o blog esta uma belezinha
abraços seu melhor aluno
aula maneira na computação eim flw
aula maneira na computação eim!!!!!!!!!!
Fábio 81
gostei da aula prof. :D
tu é mto doido professor!!!!!!
fabio 81
heheheheh
(:
gostei mto da aula na informatico
vlwwwwwww
flwwwwwwwwwwwwwwwwwwww
Gabriel Almeida 82
Aeaeaeae dá-lhe profº Zé Paulo...
Mas agora sério, o blog ficou bem interessante... Vai facilitar muito a nossa vida /o/
Só nas partes das perguntas que parece ter erro de script...
Mas tá bem legal :D
Psor a aula foi d+ valeu entendi tudo... =D
Fernanda G. 82
Psor a aula foi d+ valeu entendi tudo... =D
Fernanda G. 82
aeuioaeaeuueouae , zé paulo ficou loka o blog :D
Psor a aula foi d+ valeu entendi tudo... =D
Fernanda G. 82
adorei o blog flwwww]
Bruno Mesquita 82
os posts saum taum bons quanto suas aulas
xD
Nome:Gabriel P. Said
muito massa!!!
gostei muito e gostaria q tivesse mais aulas na informatica!!
aii adoro sua aula bjs!!!
luú
ze gostei da sua aula aqui na infomatica
precisa fazer + isso!!!!
=**
any 82
adorei o blog mais eu achei meio confuzo...
Ricardo 82
oie zé
foi otimo a ideia do blog
tchau Thais
HELLO JÚNIOR YOU ARE MY FAVORITE TEACHER , BECAUSE YOU ARE TALKATIVE TEACHER .
GOOD BYE
PHILIP-82
Psor..A aula na informática foi boa eu gostei e um bom texto para estudar.
Aluna:Fernanda da costa
Turma:82
eaeaeaeaea
zé paulo de boa
massa essa aula na imformatica
vlws
=D
Guilherme Carmona Scalia
82
Gatinhos esses caras aí de cima viu ??
xP ³³³
Professor, sou de recife e gostei muito da idéia de criar um blog para dar aulas pela internet. Se possível, gostaria de lhe pedir que posta-se algo a respeito do BONAPARTISMO. Obrigado pelo seu tempo e ate mais.
o ficou legal vlw aewww
Muito obrigada professor1 Vc me ajudou muito
gostei muito do seu blog professor, mas queria pedir pra que postasse algo sobre o 'fracasso do projeto de bolívar em relação a Ind. da América Espanhola. Obrigada !!
gostei mto de suas explicaço~es fikaran showw parabéns e obrigadda serviuu d grand ajuda
valeww
Ótima leitura e explanação !
Postar um comentário