quarta-feira, 30 de julho de 2008

As Guerras de Independência

As guerras pela independência das colônias hispano-americanas foram longas e sangrentas. Entre 1810 e 1824, criollos favoráveis e contrários à emancipação, chapetones, índios, mestiços e escravos, enfim, todos os grupos sociais da América espanhola, envolveram-se em batalhas cruentas.

Os historiadores dividem o período dessas guerras em duas fases. Cada uma dessas fases tem características particulares e é importante que você as conheça.

Primeira Fase (1810-1814)

Nessa fase, o rei da Espanha, Fernando VII estava afastado do trono. A Espanha era então governada pelo irmão de Napoleão, José Bonaparte. Essa primeira fase apresentou três características importantes:

  • O apoio da Inglaterra à causa da independência das colônias

  • A luta entre criollos favoráveis à independência e crillos contrários à emancipação. Estes últimos tinham o apoio dos chapetones.

  • A luta dos criollos contra movimentos de emancipação de cunho popular, isto é, compostos por índios, mestiços e escravos, apoiados e liderados pelo baixo clero católico.

Apesar das lutas, poucas colônias conseguiram, nessa fase, a emancipação da Espanha. A maioria continuou sob o poder da Metrópole.

Segunda Fase (1815 – 1824)

Em 1815 Napoleão havia sido derrotado na Europa. Fernando VII havia recuperado o trono e procurou readquirir o controle sobre suas colônias americanas. Todavia, o movimento pela independência persistiu e havia conseguido mais adeptos, sobretudo por causa das ameaças do rei em restaurar o Pacto Colonial e limitar ainda mais a autonomia dos criollos. Entre as características dessa segunda fase, podemos destacar:

  • A Inglaterra, em 1815, durante o Congresso de Viena, por causa da aliança com a Espanha na Europa, retirou, oficialmente, seu apoio à causa pela independência das colônias hispano-americanas; contudo, em 1817, por causa de sua grande produção industrial, voltou a apoiar publicamente a independência dessas colônias.

  • Nessa fase, os movimentos rebeldes de origem popular tinham sido definitivamente derrotados.

  • Foi na Segunda Fase que a maioria das colônias da América espanhola conquistaram sua independência.

  • Em 1823, o presidente norte-americano, James Monroe, lança sua famosa Doutrina Monroe. Essa doutrina, baseada no lema “a América para os americanos”, rejeitava toda e qualquer interferência de reinos europeus sobre o continente americano.


Firmados nessa doutrina, os Estados Unidos não só apoiaram a independência das colônias americanas como foram os primeiros a reconhecer, oficialmente, a independência dessas colônias.

A independência do México. (Vice-reino de Nova Espanha)

Augustín de Iturbide- proclamou a independência do México.

Em 1810, no vice-reino de Nova Espanha, setores populares liderados por padres católicos, lutaram por um projeto alternativo da independência. O padre Miguel Hidalgo y Costilla, liderando um grupo de indígenas e mestiços representou uma grande ameaça aos interesses dos criollos, pois defendia a reforma agrária, o fim dos tributos indígenas e o fim da escravidão. Está claro para vocês que essas propostas não agradavam nem a elite criolla nem aos chapetones, que juntaram forças e conseguiram prender o padre Hidalgo, que acabou condenado à morte por fuzilamento.

Em 1811, outro padre católico, José Maria Morelos y Pavón, retomou a luta do padre Hidalgo, mas assim como acontecera ao outro religioso, seu movimento popular foi derrotado pelos criollos e pelos chapetones. Em suma: o projeto popular de independência, que defendia o fim do tráfico de escravos, da exploração indígena e da reforma agrária, fracassou.

Para acalmar o vice-reino de Nova Espanha, o rei Fernando VII enviou o líder Augustín de Iturbide. Todavia, ao invés de pôr um fim às lutas pela independência, Iturbide converteu-se à causa da emancipação. Em 1821, junto com líderes criollos rebeldes, Iturbide assinou o famoso Plano de Iguala (1821) proclamando a independência do México.

Apesar de Iturbide ter se declarado imperador, fundando uma monarquia, criollos insatisfeitos o depuseram, e em 1824 fundaram uma república no país.

PERGUNTAS:

01) Revoltas populares, como as que foram lideradas pelos padres Miguel Hidalgo e José Maria no vice-reino de Nova Espanha, apresentavam um projeto alternativo de independência para as colônias hispano-americanas. Quais as propostas principais dessas revoltas populares? Por que os criollos lutaram contra esse projeto?

02) Que interesses tinha a Inglaterra na independência das colônias hispano-americanas? Explique por que, em 1815, a Inglaterra retirou o seu apoio pela independência das colônias.

03) Qual o lema da Doutrina Monroe? Explique, baseado nessa doutrina, porque os Estados Unidos foram os primeiros a reconhecer a independência das colônias da América Latina?

14 comentários:

Anônimo disse...

01) Revoltas populares, como as que foram lideradas pelos padres Miguel Hidalgo e José Maria no vice-reino de Nova Espanha, apresentavam um projeto alternativo de independência para as colônias hispano-americanas. Quais as propostas principais dessas revoltas populares? Por que os criollos lutaram contra esse projeto? A camada popular queria o fim da escravidão, a reforma agrária e o fim da exploração indígena. Mas como os criollos possuiam escravos e terras, obviamente lutaram contra essas propostas, contra os escravos, índios e mestiços.


02) Que interesses tinha a Inglaterra na independência das colônias hispano-americanas? Explique por que, em 1815, a Inglaterra retirou o seu apoio pela independência das colônias.
A Inglaterra quis vingar a época em que a Espanha apoiou a independência de suas colônias norte-americanas, e além disso, estava interessada em fazer comércio com as colônias americanas, já que não haveria mais pacto colonial e os países europeus estavam sob o Bloqueio Continental imposto por Napoleão.

03) Qual o lema da Doutrina Monroe? Explique, baseado nessa doutrina, porque os Estados Unidos foram os primeiros a reconhecer a independência das colônias da América Latina? O lema da Doutrina Monroe é "A América para os americanos". Isso quer dizer que os europeus não deveriam interferir nos assuntos americanos, e colocando algumas regiões da América sob a condição de colônia, estavam interferindo nos assuntos americanos. Seguindo o lema, os norte-americanos defenderam a independência das colônias hispânicas.

Anônimo disse...

Oi, parabéns pela ferramente de estudo.

Anônimo disse...

oi =D

Anônimo disse...

nao sei de nada q esta escrito ai !!

Anônimo disse...

Zé Paulo tú é doido !!

Anônimo disse...

Zè Pauloo :D
o mais xato * hahaaha que nada o mais loko ! ;x

xuxu :*

Anônimo disse...

Você é um ótimo professor!!!
Gabriela*turma83

Anônimo disse...

Você é um ótimo professor!!!
Gabriela*turma83

Anônimo disse...

Você é um ótimo professor!!!
Gabriela*turma83

Anônimo disse...

eaew professor de boa?
o que vc anda fazendo da vida??

Anônimo disse...

OI Fessor!!! ADORO a sua aula, ela é mt legal msm! Adoro tb o blog, ele é mais facil de estudar do q o livro.
HEHE
Bjusss

Anônimo disse...

oii! =D

Anônimo disse...

pro coloca as provas du anu todo ai...
falo...!

Anônimo disse...

Obrigado por intiresnuyu iformatsiyu