sábado, 12 de julho de 2008

Enquanto isso, nas férias...

Quem irá ler esse post? Quem de férias perderá o seu tempo acessando a Internet e lendo esse blog? Sei lá! Mas caso alguns de vocês passem por aqui, leiam com atenção o que vai abaixo, e, claro, responda o que se pede.

O que todo estudante deve buscar e o que todo professor, seja de qualquer disciplina, deve incentivar é o bom uso da Língua Portuguesa. Há certas coisas, meus queridos, que quando a gente não aprende ou aprende de maneira débil, para recuperar é uma tarefa hercúlea! Por isso, se há uma disciplina em que vocês precisam ser melhores do que em qualquer outra, é a Língua Portuguesa. Dedique-se a ela com afinco. Não repita o discurso bocó de que o importante é se comunicar. Claro que saber se comunicar é importante, mas fazê-lo com estilo é prova de esmero e respeito à sua língua materna.

Há, na gramática, dois assuntos conhecidos como Figuras de Linguagem e Figuras do Pensamento. Conhecê-las, mas sobretudo, usá-las, tornará sua escrita mais rica, mais bonita e mais clara! Além do mais, no dia-a-dia, mesmo sem saber, nós usamos as figuras de linguagem e as figuras de pensamento. Querem ver?

Quem nunca disse ou ouviu: “Li na orelha do livro”; “tropecei no da mesa.” “estou com uma dor no do ouvido e da barriga”. Pois bem. Todo mundo sabe que livro não tem orelha; muito menos mesa, ouvido e barriga, têm pé. Nós usamos esses termos porque nos falta um nome mais adequado. Nos casos acima, ocorre uma figura de linguagem conhecida como catacrese.

Já imaginou, na mesa de jantar, surpreender seus pais quando eles falarem: “menino de Deus, vai ajeitar as pernas dessa calça!” Aí, todo ancho, você responde: “ os senhores e as suas catacreses, hein!”

Uma das figuras do pensamento que mais aprecio, pela gentileza que ela encerra, é o eufemismo. O eufemismo é uma figura que tem o poder de suavizar uma expressão desagradável. Todas as vezes que optamos por amenizar uma expressão para torná-la menos ofensiva ou dolorosa, nós usamos um eufemismo. Abaixo, vou postar um poema de Manuel Bandeira chamado PROFUNDAMENTE. Vocês podem lê-lo e/ou ouvi-lo. Quero apenas que vocês, nos comentários, identifiquem o trecho onde ocorre um eufemismo. Além disso, vocês poderiam construir duas frases dando, em cada uma, um exemplo de catacrese e de eufemismo. O que acham? Mãos à obra!

>Profundamente
Manuel Bandeira

Quando ontem adormeci
Na noite de São João
Havia alegria e rumor
Estrondos de bombas luzes de Bengala
Vozes, cantigas e risos
Ao pé das fogueiras acesas.

No meio da noite despertei
Não ouvi mais vozes nem risos
Apenas balões
Passavam, errantes

Silenciosamente
Apenas de vez em quando
O ruído de um bonde
Cortava o silêncio
Como um túnel.
Onde estavam os que há pouco
Dançavam
Cantavam
E riam
Ao pé das fogueiras acesas?

— Estavam todos dormindo
Estavam todos deitados
Dormindo
Profundamente.
*

Quando eu tinha seis anos
Não pude ver o fim da festa de São João
Porque adormeci

Hoje não ouço mais as vozes daquele tempo
Minha avó
Meu avô
Totônio Rodrigues
Tomásia
Rosa
Onde estão todos eles?

— Estão todos dormindo
Estão todos deitados
Dormindo
Profundamente.

Texto extraído do livro "Antologia Poética - Manuel Bandeira", Editora Nova Fronteira – Rio de Janeiro, 2001, pág. 81.

5 comentários:

Helena Gemayel - Turma:81 disse...

O trecho no qual ocorre um eufemismo no poema de Manuel Bandeira "Profundamente" é: "Estão todos dormindo
Estão todos deitados
Dormindo
Profundamente".Ocorre na 7ª estrofe,versos 35,36,37 e 38.Vemos que o autor opta por utilizar o verbo dormir em vez de morrer, falecer que são de efeito forte, grotesco, desagradável.Deste modo, suaviza a atmosfera triste.Exemplo de catacrese:O pé de laranja foi serrado.Exemplo de eufemismo:Ele enriqueceu por meios ilícitos.(em vez dele roubou)

Anônimo disse...

Que massa esse poema!!!
Eu adorei,é profundo e agradavel de ler!
Gostei mesmo!!
Beijos

Anônimo disse...

Por que nao:)

NAUANA disse...

ola Ze Paulo sou academica de licenciatura de historia,no Rio Grande do Sul,estou no 6° periodo,gostei muito do eu blog...muito bem feito e os conteudo estão otimos,parabens.
Gostaria de saber se tens algo mais de conteudo sobre a independencia das colonias latino-americanas?
Vou fazer meu estagio este mes ainda,e este sera o conteudo,se puderes me ajudar com algum conteudo ou sugestao,ficarei muito grata...
ATT NAUANA PEREIRA

Prof. Zé Paulo disse...

Nao sei exatamente do que você precisa, mas qualquer coisa manda um e-mail para nejpsc@gmail.com