quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Gabarito da Prova

01) Tendo por base o mapa abaixo e o seu conhecimento sobre o assunto, responda:

Mapa 1




a) Sabemos que o continente americano, do ponto de vista cultural, está dividido em duas partes. O mapa que você vê acima representa qual das duas partes? (0,1)

Resposta: América Latina

b) Olhando para a configuração política do mapa acima, é possível afirmar que o bolivarismo, doutrina desenvolvida por Simon Bolívar, deu certo? Explique. (0,3)

Resposta: Um dos aspectos do bolivarismo era a unidade política da América latina. O mapa, acima, exibe o território da América Latina todo fragmentado, isto é, dividido em diversos países. Logo, o bolivarismo não deu certo.

02) Sobre o processo que provocou a independência das colônias hispano-americanas, julgue os itens abaixo e marque V para os verdadeiros e F para os falsos. (0,5)

a ( F ) Movimentos populares como o que ocorreu no México em 1810, indicam que os grupos populares do vice-reino doPrata tinham um projeto alternativo de independência, em que defendiam o fim dos tributos indígenas e a Reforma Agrária.
.

b) ( V ) O reformismo ilustrado e a invasão das tropas napoleônicas à Espanha foram fatores que ajudaram no processo de emancipação política das colônias espanholas da América.

c ( F ) Inimigos dos chapetones, todos os criollos desejam a independência de suas colônias, pois assim teriam mais chances de prosperarem economicamente porque com a independência não precisariam respeitar o pacto colonial.

d ( F) Líderes da independência da América, Simon Bolívar e José de San Martín juntaram forças e conseguiram libertar as colônias espanholas da América do sul. Ambos defendiam que as regiões, agora independentes, adotassem o regime republicano como forma de governo.

e ( V ) O modelo de revolução que agradava à elite criolla foi o da Revolução Americana. Como havia ocorrido nas Treze colônias inglesas da América do Norte, os criollos queriam a independência de suas colônias mantendo a mesma estrutura sócio-econômica, isto é, sem mudanças profundas no campo social e econômico.

02.1) Em 1823, o presidente dos Estados Unidos, James Monroe criou a famosa Doutrina Monroe. Qual o lema dessa doutrina? Explique esse lema. (0,3)

Resposta: O lema da Doutrina Monroe era: “A América para os americanos”. Com este lema, os Estados Unidos defendiam a idéia de que os assuntos do continente americano deveriam ser discutidos e resolvidos pelos próprios países da América, sem qualquer interferência de reinos europeus. Coerente com essa doutrina, os Estados Unidos foram os primeiros a reconhecer a independência das colônias ibérica da América.

03) Explique por que o território na América que pertenceu à Coroa espanhola, após a independência, fragmentou-se em diversos países? (0,4)

Resposta: A fragmentação territorial da América hispânica pode ser explicada pelos seguintes fatores:

· Divergências políticas e econômicas entre os criollos.

· Oposição da Inglaterra e dos Estados Unidos ao projeto do bolivarismo

· À divisão histórica da região em vice-reinos e capitanias gerais.


Esses fatores, combinados, explicam a fragmentação política da América espanhola



4) O mapa, acima, representa o Bloqueio Continental imposto por Napoleão a partir de 1806 na Europa com o objetivo de enfraquecer a economia britânica. Sobre as conseqüências desse bloqueio na história do reino de Portugal e de sua colônia americana, julgue os itens abaixo marcando V para os verdadeiros e F para os falsos. (0,5)

a ( F ) aliado histórico da França, o reino de Portugal, como se vê no mapa, aderiu desde o começo ao Bloqueio Continental, mas devido à crise econômica provocada pela interrupção do comércio com a Inglaterra, a Coroa portuguesa decide romper a aliança com a França. O resultado foi a invasão das tropas napoleônicas ao reino

b ( V ) Principal adversário de Napoleão na Europa, a Grã Bretanha, através de sua marinha, escolta a família real portuguesa durante a fuga para a sua colônia na América.

c ( V ) O apoio da Inglaterra à causa da independência das colônias hispano-americanas pode ser explicado pela dificuldade que o reino britânico encontrava para fazer comércio na Europa, devido ao Bloqueio Continental. A independência dessas colônias garantiria mercado para a crescente produção industrial da Inglaterra, amenizando os prejuízos causados pelo Bloqueio Continental.

d ( F ) A fuga da família real portuguesa para o Brasil inspirou-se na fuga do rei da Espanha, Fernando VII, que também foi ameaçado pelas tropas napoleônicas, para o vice-reino de Nova Espanha, na América do Norte.

e ( V ) Pressionado pela França de Napoleão e temendo perder sua mais importante colônia para a Inglaterra caso aderisse ao Bloqueio Continental, só restou ao Príncipe Regente, D João, a fuga para o Brasil.

04.1) Entre 1808 e 1810 dois importantes tratados foram assinados pelo Príncipe Regente, D João. Sobre esses dois tratados, responda:

a) Qual foi a principal conseqüência do Tratado de Abertura dos Portos assinado por D João em 1808? (0,3)

Resposta: Esse tratado deu à colônia a liberdade de fazer comércio com outras nações, desde que essas nações fossem aliadas de Portugal. Essa liberdade comercial põe fim ao Pacto Colonial, sendo esta a principal conseqüência desse tratado.

b) Escreva dois aspectos no Tratado de Comércio, Aliança e Amizade assinado em 1810 que beneficiavam a Inglaterra. (0,3)

Resposta: Os cidadãos ingleses tinham podiam professar sua fé anglicana livremente no Brasil; Não podiam, caso fossem acusados de crimes, ser julgados por um tribunal que não fosse inglês. O Tratado de Comércio concedia aos produtos ingleses importados uma alíquota de 15%, enquanto produtos provenientes de Portugal eram taxados em 16% e de outros países em 24%.


05) Qual o impacto que a cidade do Rio de Janeiro provocou na família real portuguesa assim que eles desembarcaram no porto da cidade? Em seguida, escreva três mudanças pela qual passou a cidade durante a permanência da família real. (0,3)

Resposta: As primeiras impressões não foram boas. A cidade do Rio de Janeiro, como outras cidades da colônia, apresentavam uma precária infra-estrutura com ruas estreitas e sujas. Escravos e libertos perambulavam pelas ruas; animais, como cavalos, despejavam seus dejetos na rua causando um odor fétido nas ruas e nas casas.

A ausência de atividades de lazer aos quais os nobres europeus estavam habituados, como ir ao teatro e passeios em jardins eram costumes desconhecidos dos moradores da cidade.

A presença da corte portuguesa na cidade provoca uma grande melhoria na infra-estrutura, o Príncipe Regente determina a criação da academia real de Belas Artes, do Teatro Real, da Imprensa Régia, de escolas de medicina, do Banco do Brasil e da Casa da Moeda; do Jardim Botânico e etc.








Boa Avaliação!


3 comentários:

Anônimo disse...

Me ajudou na P.E.
=D

Anônimo disse...

If you could give more detailed information on some, I think it is even more perfect, and I need to obtain more information!
Personalized Signature:金陵热线棋牌游戏中心,名城苏州游戏中心,云南信息港游戏,彭城视窗棋牌游戏中心,江苏互联星空棋牌游戏中心,广西休闲游戏中心,安徽棋牌游戏中心

Anônimo disse...

porque ve nao caloca todo o continente americano