domingo, 5 de fevereiro de 2012

Introdução aos Estudos Históricos 2

O Tempo histórico.

Quem nunca ouviu do pai, da mãe, de um avô ou de uma avó, enfim, de qualquer pessoa mais velha que a gente, a seguinte frase: “No meu tempo, não era assim!” Esse tempo em que as coisas eram ou pareciam ser diferentes do que são hoje é o que chamamos de Tempo histórico. Vou tentar ser mais preciso.  Já há algum tempo, as mulheres ganharam espaço no mercado de trabalho, muitas sustentam suas famílias, conquistaram  a sua autonomia e independência. Há 50 ou 60 anos, já havia mulheres que trabalhavam fora, que sustentavam suas famílias que eram autônomas e independentes, mas no Passado elas sofriam um forte preconceito. E por quê? Porque os valores da sociedade há 50 ou 60 anos eram outros. A gente diz, portanto, que o tempo histórico era diferente. Abaixo, darei uma definição de tempo histórico que eu considero simples.

Tempo histórico é o conjunto de valores, crenças, conhecimento e formas de organização de uma sociedade. Esse conjunto caracteriza e define um determinado período. Assim, os valores, as crenças, o conhecimento, a forma de organização, por exemplo, da Idade Média, é diferente da nossa sociedade atual.

Mas aí, temos um problema. Será que o tempo histórico coincide com o tempo cronológico? Vou fazer a pergunta de forma diferente: será que duas sociedades vivendo no mesmo tempo cronológico têm que necessariamente estar no mesmo tempo histórico? Vejam as imagens abaixo, e pensem:


Quando os portugueses chegaram à América, em 1500, encontraram os povos indígenas. Do ponto de vista cronológico, eles eram contemporâneos ou coevos; mas será que estavam no mesmo tempo histórico? A resposta, claro, é não! Os nativos da América Portuguesa desconheciam a escrita, a metalurgia, a vida em cidades, o uso do dinheiro, do excedente agrícola. Suas crenças, de forma geral eram animistas, enfim, tinham valores, crenças, conhecimentos e se organizavam de maneira distinta dos portugueses. Então, grupos vivendo em um mesmo tempo cronológico podem estar em tempos históricos diferentes. Será que agora, nesse exato momento, existem pessoas, grupos, sociedades que vivam num tempo histórico diferente do nosso?

A divisão Tradicional da história. 

Na maioria dos livros didáticos, a história do ocidente, especialmente europeu, está dividida em 4 períodos ou idades. São elas: A Idade Antiga; Média; Moderna e Contemporânea. No século XIX, os historiadores acrescentaram à essa divisão, o período conhecido como Pré-História. Então ficou assim:

No1° ano do Ensino Médio estudaremos a Pré-História e as Idades Antiga, Média e Moderna. E no caso da História do Brasil, o Brasil- Colônia.

2 comentários:

Anônimo disse...

Caro professor sou aluna de Pedagogia e estamos tendo aula de abordagens teórico-metodológicas do ensino de história. A professora está falando sobre tempo histórico e tempo cronológico, mas sinceramente a turma não está entendendo muito essa diferença. Gostaria que o senhor explicasse essa questão de tempo curto, tempo médio e tempo longo dentro dessa concepção de tempo histórico. por favor dê exemplo. Agradeço desde já.

Prof. Zé Paulo disse...

Olá, srta. Boa noite.

Não sei se poderei ajudá-la. De forma bem objetiva o tempo cronológico é aquele que pode ser medido. Seja pelo relógio ou pelo calendário. Tempo histórico, não.

Por exemplo: Para o historiador Eric Hobsbawn o tempo histórico do século XX foi de 1914 a 1991, portanto, inferiior a um século. Porque para ele, nesse espaço de tempo ocorreram que marcaram o século XX.

O tempo histórico, portanto, define a forma de se organizar, de pensar, os valores, os costumes de uma sociedade. Veja bem: Chamamos de Idade Média um período em que a Igreja tinha uma força imensa; onde as pessoas eram bastante religiosas; em que o pensamento era teocêntrico. Essas caracteríticas definem os dez séculos que marcaram a Idade Média, portanto, o período medieval é um tempo histórico.

quanto a tempo curto, médio e longo, não saberia como ajudá-la porque ignoro essa definição.