quinta-feira, 25 de junho de 2009

Vejam as respostas

Meus queridos,

Antes de tudo, quero agradecer a preciosa participação de vocês. O esforço de procurar as respostas certas, a coragem de se expor e a busca legítima por notas melhores são atitudes que merecem a mais profunda admiração e o mais sincero respeito do professor de vocês.

Confiram, abaixo, as respostas. Se vocês acertaram TODAS as questões, por favor, cobrem de mim o seu prêmio.

  • Explique o erro dessa afirmativa: “Foi na Era dos Imperadores que o império romano foi construído”
  • Por que o sistema político romano mudou no final do século I a C (27 a C)


O império romano começou a ser construído ainda no regime republicano, principalmente depois da vitória romana nas Guerras Púnicas. Coube a Otávio a conquista do Egito e a Trajano, no século II, a conquista da Bretanha. As demais áreas foram incorporadas ao império ainda na fase da república.


O regime republicano em Roma criado em 506 a C, passou, no século II a C, por uma profunda crise. As instituições da República romana não funcionavam a contento e as leis eram desrespeitas. Além disso, a cupidez dos senadores, que perderam o prestígio diante do povo; a ambição dos generais; a difícil situação de milhares de plebeus que, sem emprego ou terras para trabalhar, rumaram para Roma em busca de uma vida melhor levando o caos para a cidade, agravaram o quadro de crise do regime republicano.


Guerras civis e revoltas sociais marcaram o século I a C, levando o império a uma época de anarquia que só acabou quando Otávio assumiu o poder em Roma dando início à Era dos Imperadores.


  • Explique por que Constantino decidiu construir uma nova capital para o império romano em 330 da era cristã, escolhendo o oriente para a sede dessa nova capital.
  • Explique por que o império romano do oriente ficou conhecido como império bizantino.


Constantino foi um dos imperadores reformadores e chegou ao poder no século IV da era cristã, portanto, no momento de crise do império. Há muito tempo a parte ocidental do império dava sinais claros de fragilidade. A decisão de construir uma nova capital no oriente teve um aspecto estratégico e político: havia a necessidade de se criar uma cidade que atendesse às necessidades logísticas do exército romano, algo que o fragilizado ocidente não mais garantia. O aspecto político era se criar uma capital que recuperasse o prestígio do império romano, abalado pela crise que se abatia sobre o ocidente. A cidade, fundada em 330, chamou-se Nova Roma, mas após a morte de Constantino, passou a ser chamada de Constantinopla. Hoje se chama Istambul, uma das cidades mais importantes da Turquia.


O império romano do oriente passou a ser conhecido como império bizantino. As razões para esse fato são duas: a primeira, mais conhecida, deve-se ao fato de Constantinopla ter sido erguida na mesma região onde no passado fora erguida uma colônia grega de nome Bizâncio. A outra razão deve-se ao fato de que o império Romano do Oriente foi se tornando mais grego que latino. No século VIII, por exemplo, o idioma do império passou a ser o grego, não mais o latim. Como o império passou a ser mais grego que latino, os historiadores consideraram mais adequado chamá-lo de bizantino que de romano.


· As setas indicam a invasão dos diversos povos bárbaros entre os séculos IV e V. Para qual das parte dos império romano a maioria se dirige? Por quê?

· Pode-se atribuir apenas à invasão desses povos a queda de Roma? Explique.

· Defina ruralização e como as invasões bárbaras se relacionam com ela?


Os povos bárbaros começaram a pressionar as fronteiras do império no século IV. Muitos desses povos fugiam da fome e procuravam terras no império. Também fugiam de outros povos bárbaros, como os hunos (que não eram germânicos). Assim, no início do século V, uma grande leva de povos desesperados e belicosos começou a ameaçar a parte ocidental do império romano, mais enfraquecida que a parte oriental.


Atribuir apenas às invasões bárbaras à queda do império romano do ocidente é ignorar a profunda crise que o império passava desde o século III. A crise do escravismo, a perda de autoridade do imperador e a crise econômica debilitaram o império, sobretudo a parte ocidental, que, em 476, segundo a tradição, chegou ao fim.


A insegurança causada pela onda de invasões bárbaras no século V obrigou muitas pessoas a abandonarem as cidades. Além disso, o declínio do comércio e do emprego fez muitos romanos procurarem no campo um meio alternativo de subsistência. O abandono das cidades por causa do clima de insegurança e o declínio do comércio foram causas do processo de ruralização, uma das marcas do período medieval.


  • O que aconteceu à parte ocidental do império romano após a invasão dos bárbaros?
  • Para onde se dirigiram os anglos, os jutos e os saxões?
  • Que povos bárbaros se estabeleceram na península ibérica? E na atual França?
  • Qual a área de ocupação dos Vândalos?
  • Odoacro era rei de qual povo? Que parte do ocidente europeu ele ocupou?


A parte ocidental do império romano sucumbiu às invasões bárbaras. Em seu lugar formaram-se os Reinos Bárbaros, de duração variável, mas geralmente, curta; exceção feita aos francos que criaram o mais poderoso e duradouro reino bárbaro da Europa ocidental.


O mapa deixa claro que os jutos, os anglos e os saxões se deslocaram para o norte da Europa onde hoje ficam a Dinamarca e a Inglaterra.


A península ibérica foi ocupada por visigodos e suevos. A França, por sua vez, foi ocupada por burgúndios, alamanos, visigodos e, claro, pelos francos.


Os vândalos, depois de uma rápida passagem pela península ibérica, estabeleceram-se no norte da África e também ocuparam parte da Sicília, no sul da península itálica, além das ilhas da Sardenha e da Córsega.


Odoacro foi o chefe bárbaro de um povo germânico conhecido como Hérulos. Foram eles que em 476 da era cristã saquearam Roma e destruíram a cidade. Fato que, segundo a tradição, encerra a história do império romano do ocidente. O reino de Odoacro não dura muito tempo. Pouco tempo depois, Alarico, chefe dos ostrogodos, toma a cidade e funda na península Itálica o reino bárbaro dos ostrogodos.

Nenhum comentário: