domingo, 22 de março de 2009

Quem era estrangeiro na Grécia Antiga?


O conceito de estrangeiro (xenos) para os antigos gregos era um tanto diferente do nosso. Na antiga Hélade, estrangeiro era aquele que não havia nascido na cidade. Potanto, um espartano em Atenas, por exemplo, seria tão estrangeiro quanto um ateniense em Esparta, mesmo tendo um idioma e uma cultura comuns.

Diferente de Atenas, os espartanos rejeitavam os "xenos". Na cidade havia a prática da xenofobia e da xenelasia. Atenas, por sua vez, sobretudo no período clássico, atraiu para a Ática, gregos de outras partes da Grécia - portanto, estrangeiros para os padrões gregos - Comerciantes, filósofos, arquitetos, matemáticos, todos acorriam à Atenas que, por volta do século V a C, brilhava como a cidade mais rica e poderosa de toda à Hélade.

Apesar de ficar famosa por receber bem os "xenos", que eram tão numerosos na cidade que formavam um grupo social, os metecos, a democracia ateniense não lhes dava direitos políticos. Esses direitos eram exclusivos aos homens acima de 18 anos nascidos em Atenas e conhecidos como cidadãos. Mais tarde, sob Péricles, adquirir a cidadadnia ateniense ficou ainda mais difícil. Uma nova lei aprovada na Eclésia, determinava que além de homem adulto, o cidadão ateniense deveria ser filho de pai e mãe atenienses.


Os helenos também tinham um termo especial para os povos que não eram da civilização helênica: bárbaros. Quando no início do século V a C os persas tentaram invadir a Grécia Continental, os gregos se referiam aos persas como bárbaros.

PS: Vocês que estão iniciando o ensino médio, precisam saber que a chance de vocês entrarem numa universidade pública como a Unb, por exemplo, pode ficar mais difícil. Se você quiser saber porque, clique aqui.

Um abaço.

7 comentários:

Unknown disse...

Essas informações me ajudaram bastante no trabalho de historia.
OBRIGADA

kkkkk disse...

CARA MUITO OBRIGADO ME AJUDOU MUITO EM UMA PESQUISA TIREI 10 (dés) uhuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu

kkkkk disse...

valeu cara tirei 10 na pesquisa uhuuuuuuuuuuuuuuuuu

T.M.C. disse...

Adorei este mapa!! Usei na prova dos meus alunos!!! Obrigada por compartilhar!!!

Prof. Zé Paulo disse...

Não há de quê

Anônimo disse...

Poow eu gostei muito das informações e também me ajudou bastante!!..

Anônimo disse...

Eu gostei muito pois me ajudou bastante.. OBG!