sábado, 7 de março de 2009

A Grécia Antiga

Clique no mapa para ampliar.

O mapa acima mostra o percurso seguido pelos exércitos persas, no século V a C, nas duas vezes em que esse império do oriente tentou conquistar a Grécia. Por enquanto, apenas nos interessa conhecer em mais detalhes o mapa da Grécia Antiga e algumas características físicas da região.

Aprendemos em sala que o que se chama de Grécia Antiga não corresponde exatamente ao país que hoje se chama Grécia.

Historiadores costumam dividir a antiga Hélade em três regiões: a Grécia Continental; a Grécia Insular (as ilhas) e a Grécia Asiática (o litoral da Ásia Menor)

Dentro da Grécia Continental, duas regiões se destacam: o Peloponeso, onde fica a região da Lacônia, ao sul - Esparta fica nessa região - e a península da Ática, com destaque para a cidade de Atenas.

Leiam abaixo uma bela descrição dessa região feita pelo historiador britânico Toyenbee em seu livro Helenismo.

" A paisagem da bacia do Egeu é complicada. Cadeias de montanhas interrompem as planícies, e colares de ilhas pontilham o mar(...) A estrutura e a localização da Bacia do Egeu deram-lhe três destacadas características físicas, que tiveram efeitos importantes na vida de seus habitantes.

Em primeiro lugar a bacia egéia proporciona excelentes comunicações marítimas. Era difícil viajar de uma planície a outra, através de uma íngreme e acidentada montanhas que as separavam. Muitas dessas planícies, porém, têm uma janela aberta para o grande mundo, graças ao fato de mergulharem no mar. (...)

O segundo efeito da estrutura da bacia do Egeu é o fato de proporcionar aos seus habitantes terra arável, de excelente qualidade, mas numa área rigidamente limitada. (...) A profundidade do solo é ali grande, e a superfície lisa. Mas quando essa superfície encontra a encosta das montanhas, o cultivo da terra cessa.

[ O terceiro] efeito da localização da bacia do Egeu é provocar variações sazonais extremas no clima. Situada como está na fronteira entre a Europa e a África, a região tem invernos europeus e verões africanos.

Essas características físicas da bacia do Egeu constituíram forças poderosas na história helênica."

ATENÇÃO - ESTUDE COM CUIDADO O MAPA ACIMA!

Nenhum comentário: