segunda-feira, 1 de setembro de 2008

A expansão territorial dos EUA no século XIX.

No século XIX, os norte-americanos acreditavam que haviam sido escolhidos por Deus para liderarem o mundo e nada, nem ninguém, poderia impedi-los. Essa crença ficou conhecida como a Doutrina do Destino Manifesto. Essa doutrina foi a razão ideológica que moveu os americanos, no século XIX, a expandirem seu território na direção oeste.


A pergunta que podemos fazer, é: por que os americanos expandiram seu território? Ou por outra: quais seriam as causas dessa expansão territorial? A resposta apresenta dois aspectos básicos:

  1. o desenvolvimento econômico dos Estados Unidos no século XIX exigia a ampliação do território;
  2. o grande contingente de imigrantes europeus que foram para a América em busca de novas oportunidades fez crescer a pressão por terras.

Em 1862, no governo Lincoln, foi aprovada uma lei que dava, àqueles que cultivassem por 5 anos,terras no oeste, o direito de possuírem 160 acres dessas terras. Essa lei, conhecida como Homestead Act, atraiu ainda mais imigrantes europeus para os Estados Unidos

.

Estes dois fatores, combinados, foram responsáveis pela expansão territorial dos Estados Unidos no século XIX.

Outra aspecto importante dessa expansão, é saber como, de que maneira, quais foram os mecanismos de conquista desses territórios. Para isso, a partir de agora, você precisa ler com calma e analisar com cuidado os mapas abaixo

Mecanismos de Conquista

a) Compra de Territórios

Pelo Tratado de Versalhes, 1783, firmado com a Inglaterra, o território dos Estados Unidos abrangia da Costa do Atlântico até o Mississipi.

No século XIX, essa realidade se altera consideravelmente. Em direção ao Oeste aparece o território da Louisiana, colônia francesa, que Napoleão Bonaparte - devido às guerras na Europa e Antilhas, Haiti - negociou com os norte-americanos por 15 milhões de dólares (1803). A Flórida foi comprada dos espanhóis, em 1819, por cinco milhões de dólares. A Rússia vendeu o Alasca aos Estados Unidos por sete milhões de dólares.

b)
Diplomacia

A anexação de Óregon - Noroeste -, colônia inglesa, região que despertou pouco interesse até 1841, foi cedida aos americanos em 1846.

c) Guerra

O Sudoeste americano pertencia ao México. A conquista desse território ocorreu através da guerra. Em 1821, os colonos americanos passaram a colonizar esse território com autorização do governo mexicano, que exigiu-lhes a lealdade e a adoção da religião católica por parte dos pioneiros. A dificuldade encontrada pelo México na consolidação do Estado Nacional refletiu-se em conflitos internos e no estabelecimento de ditaduras, como a de Lópes de Sant'Anna. Esses fatos impediram um efetivo controle sobre essa região, outrora concedida. Dessa maneira, o Texas estava fadado a compor os Estados Unidos, o que ocorreu em 1845, quando os colonos norte-americanos ali estabelecidos declararam a independência do território em relação ao México e a sua incorporação aos Estados Unidos.

A guerra estendeu-se até 1848, quando foi assinado o Tratado de Guadalupe-Hidalgo, que estabelecia o Rio Grande como linha fronteiriça entre o México e o Texas, além da cessão da Califórnia, Arizona, Novo México, Nevada, Utah e parte do Colorado aos Estados Unidos, por 15 milhões de dólares.

Em 1853, foi completada a anexação de territórios do México com a incorporação de Gadsden. Metade do território mexicano havia sido perdida para os Estados Unidos. Lázaro Cárdenas, presidente mexicano (1934-1940), em relação ao imperialismo norte-americano comentou: "Pobre México, tão longe de Deus e tão perto dos Estados Unidos".

d)
A guerra de extermínio contra os indígenas

As maiores vítimas da marcha para o Oeste foram os indígenas. Estes encontravam-se em estágios de pouco desenvolvimento se comparados aos astecas, maias e incas, daí sua dificuldade para resistir ao domínio e força dos brancos europeus.
Os norte-americanos acreditavam que, além de serem os predestinados por Deus a ocuparem todo o território, deveriam cumprir a missão de civilizar outros povos.

As tribos do Sul, mais desenvolvidas, proporcionaram uma resistência maior à ocupação do branco. No entanto, a única opção das tribos indígenas foi a ocupação de terras inférteis em direção ao Pacífico, até o seu extermínio. Hoje, os remanescentes desses povos vivem em reservas indígenas espalhadas pelo país.


MAPA 1

A parte rosa do mapa foram as terras que a Inglaterra cedeu aos Estados Unidos através do Tratado de Versalhes, de 1783 e que reconhecia a independência do novo país. Você seria capaz de localizar o território das 13 colônias?

Mapa 2

Abaixo, você tem, por data, todas as conquistas territoriais dos Estados Unidos. Clique no mapa e observe com riqueza de detalhes.


Esse país imenso, com uma economia forte e em pleno desenvolvimento no século XIX, contudo, ainda tinha um sério problema a resolver. Os Estados Unidos apresentavam dois modelos econômicos: os estados do norte eram industrializados e usavam mã0-de-obra livre; os estados do sul, eram agro-exportadores e escravistas. Esas diferenças seriam responsáveis por uma guerra que quase dividiu o país em dois. Mas isso fica para o outro post.

33 comentários:

Anônimo disse...

Ótimo post professor, realmente ajudou com meus estudos. Rogo-te firmemente para que não desista do blog, pois apesar de muitas vezes não comentar pela falta de tempo, venho aqui todos os dias. Como bem havia comentado, postou no blog os custos dos territórios que os Estados Unidos compraram das potências. Verifiquei que a Louisiana foi visivelmente bem mais cara, também. O fato de ser mais cara está relacionado com sua extensão territorial, com o fato de conter recursos ou por pertencer anteriormente, à Napoleão, ou nenhuma das alternativas? Vi também os mapas que citou em sala de aula. Ah, creio que seja só, vou comentar no outro post e depois irei dar mais uma revisada no conteúdo.
Tatiana Moniz
T:81

Anônimo disse...

Proofessor só vaai caiir isso na prova de sexta?

Anônimo disse...

Professor, tento compreender, mas isso deve ser muito complexo para mim...
Eu sempre entro as vezes na pressa não comento tento ler mesmo me distraindo muitas vezes mas eu sempre olho no seu site, confesso que algumas vezes apenas por respeito, pois fazer um site escrever tudo isso esperar os alunos comentando se sentir feliz, ver os alunos lendo tentando, nem que seja apenas tentando entender, mas parece que ninguém nunca vai se tocar no trabalho que da manter esse site.
E, além disso, professor eu não sei se você já ouviu falar, mas vão mudar a língua portuguesa, pois saiba eu, Helena e Tatiana vamos fazer manifestações e gostaríamos de saber o senhor poderia nos ajudar?
Marcela, 81

Anônimo disse...

legal...ajudou muito fazer meu trabalho!!!


vlw...

Anônimo disse...

muito boa esta materia ira me ajudar num trabalho , obrigado

Anônimo disse...

Professor este seu blog é maravilhoso e me ajudou muito no meu trabalho de pesquisa... espero que o senhor publique muitos outros.

Anônimo disse...

Boa fessor meu trabalho de historia ta zera!!!!!
Valeno seis pts!!!!
uhuuuuuuuuuu

Ray disse...

Ótimo post! estou fazendo um trabalho e isso com certeza irá me ajudar muito! =)

Anônimo disse...

Prof poderia me enfocar as caracteristiacas da expanxão territorial dos EUA E DA RUSSIA. GRATA

Anônimo disse...

eu tenho essa apostila.é a do colégio objetivo. a explicação que profi fez foi muito boa!!!!!!!!!!!!

Wanda disse...

Pois é anônimo de cima sou do objetivo e tem isso na apostila. Estou tentando me aprofundar nesse assunto, gostei muito do blog, vou voltar aqui mais vezes.

Anônimo disse...

Amei................gostei muito isso me ajudou d+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++.parabens.

nayara disse...

Esse assunto é otimo,e o senhor me ajudou muito.Meus parabens!!!!

Nayara disse...

gostei demais desse assunto,o senhor deu uma otima explicacao parabens e muito obrigada....

papo de anjo_ disse...

muuio bom o texto, me ajudou muito!
visitarei sempre seu blog agora! parabens
:*

Unknown disse...

valeu fessor ajudou muito

Anônimo disse...

muito bom professor, maravilhoso.
parabéns

jééh disse...

adolo escreveu mt bem parabens

clotiudinha dentuça disse...

deu pra colar na prova....rs

clotiudinha dentuça disse...

deu pra colar na prova....rs

Lilian Melo disse...

Caro Prof.
Estou feliz por ter acesso a esse texto.
Estou escrevendo meu TCC na UFPA. Meu tema é "A EXPRESSÃO DA HOMOSSEXUALIDADE ATRAVÉS DA LITERATURA, e o poema “Calamus” do escritor norte americano Walt Whitman no século XIX" por isso, durante a escrita do I capitulo em que escrevo sobre o panorama histórico, pude elucidar algumas duvidas em seu blog.
Gostaria que o senhor me ajudasse a encontrar leituras que falem sobre a visão de homossexualismo nos EUA durante esse período de expansão territorial, ou seja, no século XIX. É que é difícil encontra livros falando desse assunto tão evitado, por alguns, na literatura entende?
Ficarei deveras agradecida por poder contar com sua ajuda.

Meu email é
lilian_mbarayo@hotmal.com

Unknown disse...

ola prof o meu professor de historia mandou ler esse texto q tinha muita informação nova pra prova... mas tudo que eu aprendi esta ai
bom seu texto

giovanna disse...

eu sou professora de historia e isso ta quase certo é assimA imigração nesse período foi muito intensa, vinda principalmente da Alemanha, Irlanda e Inglaterra, sendo que os motivos para esse deslocamento está ligado a dificuldades financeiras pelas quais a população européias passava. Um dos motivos que levou ao início da luta contra os ingleses foi a Lei de Quebec - parte das Leis Intoleráveis, 1774 -, que proibia a ocupação de terras entre os Apaches e o Mississipi pelos colonos.
Após a independência foi elaborada, pela Convenção da Filadélfia, a Lei Noroeste (1787), que estabeleceu as bases para a ocupação das terras a Oeste e a integração dos novos territórios surgidos à União. O Sudoeste americano pertencia ao México. A conquista desse território ocorreu através da guerra.
As maiores vítimas da marcha para o Oeste foram os indígenas. Estes encontravam-se em estágios de pouco desenvolvimento comparados aos astecas, maias e incas. Os norte-americanos acreditavam que, além de serem os predestinados por Deus a ocuparem todo o território, deveriam cumprir a missão de civilizar outros povos. A única opção das tribos indígenas foi a ocupação de terras inférteis em direção ao Pacífico, até o seu extermínio.
Em 1789, foi eleito o primeiro presidente dos Estados Unidos, George Washington, que governou o país durante dois quatriênios. Nesse período, dois grupos políticos disputavam o poder : *O Partido Federalista que defendia um governo com poder centralizado, representando os interesses toma no cu dos grandes comerciantes, manufatureiros e financistas.
*O Partido Republicano Democrático defendia um governo descentralizado, ou seja, uma maior autonomia para os Estados. A conquista de um vasto território criou condições para o grande desenvolvimento da economia norte-americana.
Foi acentuado o crescimento da agricultura, indústria, comércio, mineração e pecuária. A primeira metade do século XIX marca a primeira fase do processo de industrialização norte-americana. Desde a independência norte-americana coube aos grandes proprietários rurais sulistas e à burguesia nortista, através do Partido Democrata, o controle da vida política nacional. A vitória do Norte sobre o Sul decidiu definitivamente a questão da unidade nacional pelo fortalecimento da União. A sociedade urbana e industrial do Norte prevaleceu sobre a federação arrasando a sociedade agrária e aristocrática do Sul.

VOCÊ disse...

ola professor tudo bem?Sou felipe faço faculdade de história e queria lhe fazer tantas perguntas,queria estar pessoalmente conversando com o senhor,acontece que eu por nao ter muito tempo,pois trabalho e só tenho final de semana pra dar continuidade aos meu estudos,pois pego pra fazer os trabalhos mesmo final de semana e estudar,não que eu tenha dificuldade sabe é que eu tenho duvidas como todo iniante tem.
Eu queria saber se o senhor pode me ajudar sobre a expansão geografica francesa.Muito obrigado e adorei o seu blog,sera fonte de informação pra mim .obrigado.
mau E-maail:
felipeslipknott@hotmail.com.
obrigado mais uma veiz.um abraço

Lucas de Andrade (stalone) disse...

Muito bom, me ajudou bastante!!!

Anônimo disse...

O seu texto é o mesmo que está em:http://www.algosobre.com.br/historia/eua-no-seculo-xix.html
salvo algumas modificações.O referido site não cita referências, assim como o seu. Fiquei na dúvida quem copiou de quem, ou se a cópia tem permissão. Abs.

Anônimo disse...

É um texto muito bom

matheus disse...

obrigado Zé Paulo me ajudou muito no meu trabalho de história

nicolle disse...

a pessoa q fez esse blog esqueceu de colocar que estratégias o USA usava para expandir seu território
.trabalho voluntario
.
.e etc

Lara disse...

Professor Zé Paulo, na minha prova de História, esse assunto caiu. A professora não considerou a minha questão sobre as estratégias. Esses mecanismos de conquista são as estratégias? Eu necessito dessa resposta urgentemente, por favor.
Obrigado.

Prof. Zé Paulo disse...

Os mecanismos de conquista podem ser considerados estratégia para expansão territorial dos EUA no século XIX.

Anônimo disse...

Boa noite. Excelente explanação, colega. Uma linguagem clara e um passo a passo a qualquer estudante. Um abraço. Quando quiser, visite-nos, será um prazer:
keditfundamental.jimdo.com

meu e-mail
evandrocastilho@yahoo.com.br

Abraço

Larissa disse...

Olá,
Gostei muito do post e gostaria de fazer uma pergunta. Muitos mapas dos Estados Unidos em 1865, após a Guerra da Secessão, mostram uma parte territorial identificada como estados dos EUA e outra como territórios dos EUA. Gostaria de saber o motivo, não é a mesma coisa?
Obrigada desde já.

Mapa aqui: https://en.wikipedia.org/wiki/Territorial_evolution_of_the_United_States#/media/File:United_States_1865-1866.png