sábado, 5 de março de 2011

A Divisão Marxista da História.


Aprendemos em sala de aula que na maioria dos livros didáticos – ouso dizer em todos – a divisão da História estabelece quatro idades: Idade Antiga; Média, Moderna e Contemporânea. Antes da idade antiga, há a chamada Pré-História. É o que se conhece como Divisão Tradicional da História.

Agora vamos aprender pelo blog que existe outra forma de se dividir a história. 

No século XIX, Karl Marx e F. Engels afirmavam que a análise histórica das sociedades deveria levar em conta as bases de produção dessas sociedades e as relações de trabalho entre as classes sociais de uma determinada época. Marx afirmava que reduzir a História a um mero conjunto de fatos e feitos nos impedia de compreender que a essência da história estava na forma de como as sociedades produziam suas riquezas e na luta de classes

No Manifesto Comunista, panfleto de 1848 escrito por Marx e Engels, está escrito: “A história de todas as sociedades que existiram até nossos dias tem sido a história da luta de classes”¹ Sendo assim, Marx e Engels propõem uma nova forma de se dividir a história. Essa nova divisão, conhecida como marxista, estabelece seis modos de produção:

  • 1.     Modo de Produção Primitivo
  • 2.     Modo de Produção Asiático
  • 3.     Modo de Produção Escravista
  • 4.     Modo de Produção Feudal
  • 5.     Modo de Produção Capitalista
  • 6.     Modo de Produção Socialista
No primeiro ano do ensino médio precisamos aprender sobre os quatro primeiros. Daí a necessidade de se conhecer as características desses Modos de Produção.

Antes de prosseguir, porém, é fundamental definir e distinguir Modo de Produção e Meios de Produção.

Modo de Produção:

É a forma como uma sociedade produz sua riqueza, organiza a sua produção e como ocorrem as relações de trabalho nessa sociedade numa determinada época. Assim, na Pré-História, haverá um modo de produção característico; na antiguidade oriental, outro modo de produção; na antiguidade clássica, mais outro, e por aí vai.

Relacionando a Divisão Tradicional da História com a Divisão Marxista da Hstória podemos estabelecer, grosso modo, o seguinte quadro:


Pré-História
Modo de produção primitivo
Antiguidade oriental
Modo de Produção Asiático
Antiguidade Clássica
Modo de Produção Escravista

Idade Média
Modo de Produção Feudal

Idade Moderna
Modo de Produção Capitalista
Idade Contemporânea
Modo de Produção Capitalista 
Modo de Produção Socialista


Meios de Produção

É tudo o que é utilizado para produzir a riqueza da soziedade. A terra, as ferramentas, as máquinas, as instalações fabris, são o que Marx chamou de meios de produção. Na teoria marxista, os donos dos meios de produção tornam-se classe dominante e opressora. Dessa forma, o dono da fábrica, da terra, das máquinas, das ferramentas, é o dono dos meios de produção. O camponês, o servo, o operário, cuja única posse é a força de trabalho, tornam-se, para os marxistas, a classe oprimida.

No próximo post vamos caracterizar os 4 primeiros Modos de Produção e lançar o desafio.

1 - MARX, K. H; ENGELS, F. O Manifesto Comunista. Fonte digital RocketEdition de 1999 a partir de html em www.jahr.org.

Um comentário:

Cachinhos Dourados disse...

Essa divisão marxista não é diferente do que aprendemos no colégio, não digo que aprendemos sobre ela, mas digo que aprendemos a história segundo essa visão. Apesar de não ter os mesmo nomes dividindo os períodos históricos, são esses marcos, ou seja, os modos de produção aí selecionados por Marx que dividem os períodos históricos que conhecemos (Pré-História, antiguidades, etc.). Não é mesmo? Me corrija se estiver errada.