sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Avaliando a compreensão do texto.

Há poucas certezas sobre o povoamento do continente americano. No entanto, as certezas que existem podem nos ajudar a compreender um pouco melhor esse assunto. Entre as certezas, destaco: a origem alóctone desses grupos, ou seja, os grupos humanos que ocuaparam a América são oriundo de outros continentes, como você pode observar no mapa que está no post abaixo. Além disso, esses grupos eram formados por humanos, isto é, já pertenciam ao gênero Homo e à espécie Sapiens. Não há dúvida também que houve duas ondas migratórias para a América. Uma mais antiga - a do povo de Luzia - e uma mais recente, que deu origem aos índígenas americanos. Finalmente, os cientistas acreditam firmemente que foi pelo estreito de Bering que esses grupos chegaram. 

Tais certezas, contudo, não impedem que perguntas importantes sobre o povoamento da América ainda não tenham uma resposta conclusiva. Por exemplo: em que época esses grupos chegaram? Há 15, 20 ou 30 mil anos? Há mais tempo que isso? Teria sido a rota pelo estreito de Bering a única rota de entrada? Há um grupo de cientistas que defendem a rota do Pacífico, embora essa hipótese seja bastante criticada pela maioria da comunidade científica.

Abaixo, leia as perguntas propostas e as responda na área de comentários do blog. Para respondê-las consulte o texto do post abaixo e as informações sobre a Pré-História que estão no seu caderno.

  1. Que elementos presentes no texto indicam que o povo de Luzia vivia no período paleolítico?
  2. Faça a distinção entre a morfologia australo-melanésia e a morfologia mongolóide.
  3. Por que é incorreto concluir que o povo de Luzia era negróide?
  4. Onde foi encontrado o crânio de Luzia e qual a novidade que o estudo desse crânio trouxe para o estudo do povoamento da América?
  5. Segundo o autor, o povo de Luzia, por apresentar caracteríticas similares as do aborígenes da Áustrália, confirma que esse povo chegou à América pela rota do pacífico? Justifique.







11 comentários:

Anônimo disse...

Luanna Melo
Turma:105

1 - Que elementos presentes no texto indicam que o povo de Luzia vivia no período paleolítico?

Resposta: De acordo com o texto, o povo de Luzia vivia exclusivamente da caça, coleta e pesca não conhecendo ainda a agricultura, que só foi descoberta e praticada no periodo Neolítico
__________________________
Faça a distinção entre a morfologia australo-melanésia e a morfologia mongolóide.

Resposta: A morfologia mongolóide consiste em uma cabeça com forma arredondada, associando a uma face plana e larga, e sua teoria foi consequência, ou resultado da ação do frio intenso do norte asiático. Já a morfologia australo-melanésia consistia em uma cabeça de forma mais oval com o rosto projetado para frente com a teoria de que havia sido uma contribuição genética de europeus.
__________________________

Por que é incorreto concluir que o povo de Luzia era negróide?

Resposta: É incorreto afirmar tal suposição pois não a vestígios da cor desses grupos pioneiros
__________________________
Onde foi encontrado o crânio de Luzia e qual a novidade que o estudo desse crânio trouxe para o estudo do povoamento da América?

Resposta: O crânio de Luzia foi descoberto em Minas Gerais e trouxe como novidade que, esse crânio não possuia características semelhantes ao dos índios, logo estudando o mesmo e adotando um programa de computação onde conseguiriam "formar" o rosto de Luzia chegaram a conclusão que era mais semelhante ao povo negro da África como também dos Aborígenes da Áustrália.
__________________________
Segundo o autor, o povo de Luzia, por apresentar caracteríticas similares as do aborígenes da Áustrália, confirma que esse povo chegou à América pela rota do pacífico? Justifique.

Resposta: Embora a teoria do pacífico não seja muito bem aceita, a mais correta hoje é que esses povos migraram pelo oceano da Austrália para a América do Sul, chamado estreito de bering

(Tive dificuldade na 5)

mannoide disse...

RESPOSTAS:
1 Segundo o texto o povo de Luzia viviam da caça, da coleta e não eram agricultores.
2 A morfologia australo-melanésia era mais parecida com os aborígenes e os africanos atuais.Já a morfologia mongolóide era mais parecida com os mongóis e asiáticos.
3 Porque não se tem idéia de sua cor de pele.
4 Foi encontrado no Brasil e isto mostrou que existiram povos mais antigos que os encontrados por Cabral.
5 Por ser a rota mais acessível pelo continente.

Marcos Fabrício
turma 103

Sergio dorfler turma: 105 disse...

1: O trecho ´´Mas não eram agricultores: viviam exclusivamente da caça, da pesca e da coleta de vegetais e de outros produtos silvestres``.
2: A morfologia mongolóide, é caracterizada por uma cabeça arredondada, associada a uma face plana e larga. Já a morfologia australo-melanésia é caracterizada por uma cabeça oval , com a cabeça projetada para frente e estreita.
3: Porque não temos a menor ideia dacor da pele do povo desses pioneiros. Isso se deve a que essa é uma característica que passa por mudanças evolutivas muito rápidas para se adaptar à intensidade de insolação.
4:Foi encontrado em Lagoa Santa, em Minas Gerais. A novidade é que os primeiros habitantes do continente americano pareciam mais com os povos da Austrália do que com os índios atuais.
5: Não, isso quer dizer que não são precisas teorias de migração entre Austrália e América para explicar a presença de humanos similares com os aborígenes no Novo Mundo.

Anônimo disse...

1-Que elementos presentes no texto indicam que o povo de Luzia vivia no período paleolítico?

Bem, seu sustento baseava-se basicamente na caça e na coleta de vegetais, a agricultura e a fabricação de cerâmicas eram completamente desconhecidas e os animais ainda não haviam sido domesticados essas características do modo em que seu povo sobrevivia são as mesmas dos povos no período paleolítico.

2-Faça a distinção entre a morfologia australo-melanésia e a morfologia mongolóide.

A feição dos primeiros americanos era bem semelhante á dos australianos e dos africanos atuais, sua morfologia craniana é chamada de paleo-americana ou australo-melanésia. Os índios que vivem no Brasil e que chegaram ao nosso continente há não mais que 11 mil anos são caracterizados por uma morfologia craniana é similar a dos asiáticos: mongóis, chineses e japoneses chamados de mongolóides.

3-Por que é incorreto concluir que o povo de Luzia era negróide?

Pois não é possível afirmar a cor da pele, olhos , esses traços mais específicos nos podemos apenas imaginar, deduzir algo a respeito, então se os chamamos de negróide estaríamos afirmando a sua cor o que seria incorreto, não sabemos a respeito dessa evoluções.

4-Onde foi encontrado o crânio de Luzia e qual a novidade que o estudo desse crânio trouxe para o estudo do povoamento da América?

O crânio de luzia foi encontrado no sitio de Lagoa Santa (MG). Antes de encontrarem o crânio de luzia as argumentações a respeito desse período ainda seriam insuficientes depois dessa descoberta surgiram novas afirmações e comprovações.

5-Segundo o autor, o povo de Luzia, por apresentar caracteríticas similares as do aborígenes da Áustrália, confirma que esse povo chegou à América pela rota do pacífico? Justifique.

Os cientistas acreditam que sua chegada ocorreu pelo estreito de bering.Acredita-se que houve um aumento das geleiras nos pólos, que reteve a água ,rebaixando o nível dos mares e oceanos.como o nível dos mares baixou, grandes extensões de terra ficaram expostas ligando ilhas e continentes, dessa forma o povo asiático pode fazer a travessia entre os continentes asiático e americano a pé.

Caroline Leão.

Anônimo disse...

1-Que elementos presentes no texto indicam que o povo de Luzia vivia no período paleolítico?

Esses povos viviam exclusivamente da caça e da coleta, não sabiam plantar e desconheciam os princípios básicos da cerâmica.

2-Faça a distinção entre a morfologia australo-melanésia e a morfologia mongolóide.

A morfologia australo-melanésia relaciona-se às características das civilizações da África e das ilhas da Oceania. Já o crânio (forma e feição) dos "mogoloides" assemelha-se aos asiáticos: mogóis, japoneses, chineses, entre outros. O povo de Luzia possuia uma morfologia australo-melanésia, enquanto os índios tinham uma morfologia mongoloide.

3-Por que é incorreto concluir que o povo de Luzia era negróide?

Porque ainda não foi possível comprovar a cor da pele do povo de Luzia.

4-Onde foi encontrado o crânio de Luzia e qual a novidade que o estudo desse crânio trouxe para o estudo do povoamento da América?

O crânio de Luzia foi encontrado em Lagoa Santa, Minas Gerais. Surgiram novas teorias a respeito da chegada dos povos e do período em que viveram no continente americano.

5-Segundo o autor, o povo de Luzia, por apresentar caracteríticas similares as do aborígenes da Áustrália, confirma que esse povo chegou à América pela rota do pacífico? Justifique.

O autor afirma que esses povos, assim como os mongoloides, chegaram pelo estreito de Bering, no período em que suas águas estavam congeladas. Não há uma certeza de que houve outra rota, porém alguns historiadores acreditam que sim, pois os vestígios encontrados na América do Sul são mais antigos do que os da América do Norte.

Aluno: Gabriel Andrade
Turma: 101

Unknown disse...

1 : Não eram agricultores: viviam exclusivamente da caça, da pesca e da coleta de vegetais e de outros produtos silvestres.

2 :..............................

3 :Porque há poucas certezas sobre o tom da cor de sua pele.

4 :Foi encontrado em Lagoa Santa, Minas Gerais, em meados do século XIX .Com o surgimento do crânio ele teve como compara esqueletos e vario tipos de descobertas antigas para se informar mais sobre primeiros habitantes do continente .

5 : Por ser a rota mais acessível os povos migraram pelo oceano da Austrália para a América do Sul, chamado estreito de Bering.

Unknown disse...

1 : Não eram agricultores: viviam exclusivamente da caça, da pesca e da coleta de vegetais e de outros produtos silvestres.

2 :

3 :Porque há poucas certezas sobre o tom da cor de sua pele.

4 :Foi encontrado em Lagoa Santa, Minas Gerais, em meados do século XIX .Com o surgimento do crânio ele teve como compara esqueletos e vario tipos de descobertas antigas para se informar mais sobre primeiros habitantes do continente .

5 : Por ser a rota mais acessível os povos migraram pelo oceano da Austrália para a América do Sul, chamado estreito de Bering.
luciano p . coutinho 103

Luiz Paulo Paladino Turma: 103 disse...

1 - Que elementos presentes no texto indicam que o povo de Luzia vivia no período paleolítico?
R:De acordo com o texto, o povo de Luzia vivia exclusivamente da caça, coleta e pesca não conhecendo ainda a agricultura, que só foi descoberta e praticada no periodo Neolítico.

2 - Faça a distinção entre a morfologia australo-melanésia e a morfologia mongolóide.

R: A feição dos primeiros americanos era bem semelhante á dos australianos e dos africanos atuais, sua morfologia craniana é chamada de paleo-americana ou australo-melanésia. Os índios que vivem no Brasil e que chegaram ao nosso continente há não mais que 11 mil anos são caracterizados por uma morfologia craniana é similar a dos asiáticos: mongóis, chineses e japoneses chamados de mongolóides.

3 - Por que é incorreto concluir que o povo de Luzia era negróide?

R: Porque ainda não foi possível comprovar a cor da pele do povo de Luzia.

4 - Onde foi encontrado o crânio de Luzia e qual a novidade que o estudo desse crânio trouxe para o estudo do povoamento da América?

R: Foi encontrado em Lagoa Santa, em Minas Gerais. A novidade é que os primeiros habitantes do continente americano pareciam mais com os povos da Austrália do que com os índios atuais.

5 - Segundo o autor, o povo de Luzia, por apresentar caracteríticas similares as do aborígenes da Áustrália, confirma que esse povo chegou à América pela rota do pacífico? Justifique.

R: Por ser a rota mais acessível pelo continente.


Luiz paulo paladino Turma: 103 numero:18

Anônimo disse...

1 - Que elementos presentes no texto indicam que o povo de Luzia vivia no período paleolítico?

Resposta:

O Povo de Luzia não dominava a agricultura, sua alimentação se baseava em caça, coleta e pesca.

2 - Faça a distinção entre a morfologia australo-melanésia e a morfologia mongolóide.

Resposta:

Os índios que vivem no Brasil e seus ancestrais são caracterizados por uma morfologia craniana(forma do crânio) igual aos mongóis, chineses e japoneses.
Mas a morfologia craniana dos primeiros povos que chegaram ao Novo Mundo era muito mais igual à dos australianos e africanos.

3 - Por que é incorreto concluir que o povo de Luzia era negróide?

Resposta:

Não é correto , pois não sabemos qual era a cor da pele daqueles pioneiros.

4 - Onde foi encontrado o crânio de Luzia e qual a novidade que o estudo desse crânio trouxe para o estudo do povoamento da América?

Resposta:

O crânio de Luzia foi encontrado nas escavações realizadas no sítio arqueológico Lapa Vervelha em Minas Gerais. Os estudos realizados revelaram que a morfologia craniana de Luzia era semelhante aos atuais australianos e africanos e não semelhante aos asiáticos. Com isso, pode- se concluir que antes da chegada dos humanos ao continente que deram origem aos índios, o continente teria sido ocupado por outra pupulação de humanos que deram origem ao Povo de Luzia.

5 - Segundo o autor, o povo de Luzia, por apresentar caracteríticas similares as do aborígenes da Áustrália, confirma que esse povo chegou à América pela rota do pacífico? Justifique.

Resposta:

Não, pois os cientistas tem certeza de que estes povos também vieram da Ásia e entraram pelo estreito de Bering, que um dia já uniu o extremo norte do Alasca e da Sibéria.

Ana Carolina C. de Almeida
Turma: 101

Ana Carolina Queiroz 104 disse...

Professor, não encontrei a questão 5 do estudo dirigido 2. Me ajuda ?

Prof. Zé Paulo disse...

Olá, Carolina!

Diáspora é um termo que significa dispersão de um povo. Geralmente é utilizado para designar a dispersão do povo judeu pelo mundo no século I d C. A questão 5 pede para você informar o que provocou essa dispersão, as características dessa dispersão e quando essa diáspora acabou. A resposta você vai encontrar no capítulo 2, na parte dos hebreus.

Bom trabalho!