quinta-feira, 24 de setembro de 2009

O Absolutismo e o Mercantilismo em vídeos

Para compreender melhor os vídeos abaixo consulte também o capítulo 15 do seu livro de história: O Apogeu do Absolutismo.






OBSERVAÇÃO:

NO SEGUNDO VÍDEO, NA PARTE FINAL, APARECE UMA FOTO DE UMA MULHER EM TRAJES DE MODA PRAIA. NÃO ENTENDI A RAZÃO DO AUTOR DO VÍDEO DE COLOCAR TAL IMAGEM. SE ALGUÉM SE SENTIR DESCONFORTÁVEL OU CONSTRANGIDO, POR FAVOR, É SÓ AVISAR!!!!

2 comentários:

Unknown disse...

Professor, nesses videos que você colocou, diz que absolutismo monarquico foi a centralizaçao do poder nas mãos do rei, até ai de boa, mas ai depois diz que foi a aliança do rei com a burguesia, e no livro na página 109 no quadro ' Aliança do rei com a Burguesia?' diz que nao teve aliança nenhuma. O vídeo ou o livro que tá certo?

Prof. Zé Paulo disse...

Olá, Raíssa. Que observação excelente. Parabéns!

Aliança do rei com a burguesia é um fato. Sem a burguesia seria muito difícil para os reis centralizar o poder. Onde a nobreza se fortaleceu e consequentemente a burguesia era frágil,o rei não conseguiu centralizar o poder.

Além disso, interessava à burguesia a centralização monárquica porque essa centralização garantiria uma uniformização das leis,da moeda, dos impostos e taxas, dos pesos e medidas e um ambiente de negócios mais seguro.

Em nosso livro, na página que você citou, o autor faz uma reflexão sobre o alcance dessa aliança, isto é, até onde essa aliança do rei com os burgueses foi

O autor do livro lembra que o rei era antes de tudo um nobre e que não poderia agir contra seu próprio estamento.

Finalmente: está correta a informação de que houve uma aliança do rei com a burguesia assim como está correta a análise de que essa alinaça não fez o rei agir contra os nobres, apenas procurou limitar o poder da nobreza feudal para fortalecer o seu próprio poder.

Espero que tenha ficado claro.

Obrigado pela sua importante participação.