sábado, 8 de agosto de 2009

Império Bizantino

IMPÉRIO BIZANTINO (395 – 1453) Império Romano do Oriente


Por que Império Bizantino? A cidade de Constantinopla foi fundada na região onde ficava uma antiga colônia grega chamada Bizâncio e a partir do século VII o Império romano do oriente se heleniza, isto é, torna-se mais grego que latino




Destaques do Império Bizantino: O imperador Justiniano I (527 – 565)



Procurou reconquistar os territórios do ocidente, conquistando a península itálica, o norte da África e territórios no sul da Espanha e da França.

Mandou construir a obra mais monumental da arquitetura bizantina – A Catedral de Santa Sofia


OBS: A s torres ou minaretes que você vê na imagem não faziam parte do projeto original dessa basílica. Quando os turcos otomanos, convertidos ao islamismo, tomaram a cidade de Contantinopla em 1453, transformaram essa igreja numa mesquita, daí a existência desses minaretes ou torres.


Justiniano também elaborou o famoso Corpus Jurius Civilis que se dividia em 4 partes:


Código de Justiniano – reunia todas as leis romanas desde o imperador Adriano.


· Digesta ou Pandectas – Compilava um resumo das decisões jurídicas tomadas pelos juízes mais renomados da história do império romano. Tratava-se de uma obra de jurisprudência.


· As Institutas – um manual jurídico destinado a estudantes de Direito


· Novelas – As novas leis criadas no governo de Justiniano I.


Justiniano também enfrentou revoltas populares. As razões dessas revoltas foram basicamente duas:


· Impostos abusivos

· Divergências religiosas


A mais famosa dessas revoltas ocorreu bem no início do governo Justiniano, a Revolta de Nika em 532.


O IMPÉRIO BIZANTINO E A RELIGIÃO CRISTÃ


O Império Bizantino se forma ao mesmo tempo em que a religião cristã torna-se a religião oficial do império romano. A importância da religião cristã no império era decisiva. Tão importante que se pode dizer que o poder do imperador bizantino era teocrático.


O Cesaropapismo foi uma característica exclusiva do império bizantino. O cesaropapismo tornava o imperador bizantino chefe do Estado e também o chefe da Igreja. A principal característica do cesaropapismo é a subordinação da Igreja ao Estado.


Muitas heresias surgiram no Império Bizantino, por volta do século IV e V. Entre as mais famosas heresias, destacaram-se:


· Nestorianismo

· Monofisismo

· Arianismo.


As divergências doutrinárias provocaram sérias turbulências no império e em muitas delas havia um componente político, ou seja, representavam uma luta pela autonomia de algumas regiões do império bizantino contra o centralismo do imperador.


A Iconoclastia e o Cisma do Oriente.


O MOVIMENTO ICONOCLASTA – Séculos VIII e IX


No Império Bizantino o Movimento Iconoclasta representou a proibição de adoração às imagens (ícones). Buscava-se uma religião mais espiritualizada. Essa perseguição às imagens agravou as desconfianças entre os cristãos bizantinos e os cristãos ocidentais.

Contudo, em 843 no Segundo Concílio de Nicéia, os ícones foram aceitos sem questionamentos.


O CISMA DO ORIENTE (1054)


A divisão da unidade cristã em duas Igrejas:


Igreja católica ortodoxa grega (oriente)


Igreja católica apostólica romana (ocidente)


MOTIVOS:

· Divergências políticas

· Divergências doutrinárias

· Questionamento à autoridade do Papa como Chefe da Igreja.

· Discordância da Igreja Ocidental ao cesaropapismo.


A QUEDA DE CONSTANTINOPLA (1453)


Desde o século VI, época de Justiniano, o império bizantino vinha recebendo uma forte pressão de povos bárbaros, como húngaros e búlgaros. No século VII foi a vez dos árabes que em seu processo de expansão, tomou territórios do império bizantino na Palestina, Egito e norte da África.

No século XI o império enfrenta sua pior crise. Cercado pelos turcos, o imperador solicita ajuda ao Papa no ocidente o que deu início ao movimento das Cruzadas.


Em 1204, na chamada 4ª Cruzada, que partiu de Veneza, Constantinopla é saqueada, e por incrível que pareça, pelos cristãos do ocidente. O saque minou a capital do império e, em 1453, depois de um longo cerco dos turcos otomanos, convertidos ao islamismo, a capital, Constantinopla, cai nas mãos dos turcos.


AS CONSEQÜÊNCIAS OU OS SIGNIFICADOS DA QUEDA.


Para a maioria dos historiadores, representou o fim da Idade Média

Para os turcos, o domínio do mediterrâneo oriental e da região dos Bálcãs.



2 comentários:

Anônimo disse...

Amei estava do jeito que eu precisava encontrar. Continue tentando ser nada, porque seu blog está TUDO.

Cleidi disse...

Vale lembrar que os católicos não adoravam as imagens (ícones) já que está, não é uma prática permitida pelos dogmas católicos. A proibição das imagens deu-se pelo fortalecimento dos mosteiros, com as vendas das imagens.Essas imagens eram fabricadas sempre com um "relevo", o que nos chamamos hoje de 3 dimenção, ou simplismente 3D.