sábado, 2 de outubro de 2010

As obras da renascença no detalhe.

Nas últimas duas semanas, estudamos a Renascença e o Humanismo. Para muitos historiadores esses dois movimentos inauguram o que se convencionou chamar de Era Moderna (século XV ao XVIII). Com efeito, tanto o Renascimento quanto o humanismo inauguram uma nova forma de interpretar o mundo e de relacionar com a arte. O antropocentrismo que foi substituindo pouco a pouco o teocentrismo foi com certeza a caracterítica mais evidente entre o período medieval que ia se obliterando e o mundo moderno que estava se formando.

Os quadros da renascença chamam atenção pela técnica da perspecetiva, pelo naturalismo, pelo resgate dos valores greco-romanos e, claro, pela beleza das obras.

É inescapável, quando se fala dos pintos da renascença, citar as obras dos grandes renascentistas da península itálica. Pois bem! Um site traz uma novidade impressionante. Imagine você vendo, no detalhe, mas bem no detalhe mesmo, algumas das obras mais famosas do renascimento italiano. Imaginou? Pare de imaginar e veja por si mesmo. Clique aqui e se impressione com a genialidade de alguns pintores da renascença.