quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

As mudanças ortográficas mais ajudam que atrapalham


Queridos, hoje entra em vigor o acordo ortográfico assinado pelas oito nações que compõem a Comunidade de países de Lingua Portuguesa. Muita gente anda fechando a cara para essas novidades, principalmente em Portugal, onde, de fato, as mudanças serão maiores.

No nosso caso as novas regras tendem a facilitar a escrita, sobretudo porque extinguiu o trema, além do acento agudo dos ditongos abertos formados pelas vogais éi e ói em palavras paroxítonas. Dessa forma, palavras como ideia e heroico, por exemplo, perdem o acento agudo.

Este acento também some nas letras i e u fortes depois de ditongos, também no caso de palavras paroxítonas. Assim, Bocaiuva e feiura, por exemplo, deixam de ter acento. Também fica extinto o circunflexo nas palavras terminadas em êem e ôo (ou ôos). Enfim, regras simples, de fácil compreensão, exigindo de todos nós apenas um pouco mais de atenção no começo até elas se internalizarem e passarem a fazer parte de nosso dia-a-dia.

Confiram aqui um excelente resumo preparado pela equipe do portal G1

Essa não é a primeira vez que ocorrem mudanças ortográficas na língua portuguesa. A última grande reforma aconteceu em 1972, sabiam?

Aqui você pode conferir a cronologia das principais mudanças pelas quais a língua portuguesa passou em toda a sua história.

E, como já vem sendo costumeiro, uma música para servir de tema ao post. Chama-se Fado Tropical e fala de como, a partir da cultura lusitana, construimos, como povo, uma cultura própria.